Programa de Acompanhamento dos Egressos

A UNIESP, sempre atenta ao presente e ao futuro de seus alunos, propõe a criação do Programa de Acompanhamento de seus Egressos (PAE), que vem ao encontro das novas preocupações do governo brasileiro e de seu ministro da Educação quanto à reforma universitária. Sendo assim, todas as unidades deverão implementar este programa, caracterizando-o como um dos vários instrumentos de avaliação institucional e focalizando, também, as ações avaliativas da estrutura curricular dos cursos de graduação. Portanto, a efetivação institucional do Programa de Acompanhamento de Egressos pretende estabelecer um eixo de comunicação com nossos ex-alunos.

EX-ALUNOS

O projeto representará mais uma ação visando à melhoria da qualidade e à transformação institucional no sistema do Ensino Superior que, implementado com maior ênfase a partir da década dos 90 do século passado, tem marcado significativamente o repensar da experiência acadêmica e a revisão das estruturas e do funcionamento da educação no País.

Sistematizar e racionalizar o processo de ensino e aprendizagem representa essa nova política educacional. A produção do conhecimento sobre a realidade institucional poderá contribuir para a aplicação de políticas concretas e baseadas em informações científicas, sejam elas quantitativas ou qualitativas, cujo objetivo é o controle e o planejamento educacional.

O Programa de Acompanhamento de Egressos representa essa busca pelo conhecimento institucional, tendo como foco da atenção os nossos ex-alunos a partir de suas realidades profissionais, acadêmicas e pessoais, na apreensão de dados relevantes sobre o Ensino Superior e contribuindo diretamente com a qualidade e a atualização dos cursos de graduação, extensão e especialização.

O PAE tem como proposta concentrar as atividades de acompanhamento dos egressos, funcionando como centro de informação integrado que servirá de apoio às unidades.

OBJETIVO GERAL

Efetuar o acompanhamento do aluno egresso, segundo as exigências e diretrizes do MEC, dentro do processo de avaliação institucional, estabelecendo diagnósticos que possam auxiliar nas políticas de gestão acadêmica e administrativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho;
  • Obter, junto aos ex-alunos, elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos;
  • Obter indicadores de adequação dos currículos dos cursos, através de pesquisa junto aos egressos;
  • Propor medidas sistematizadas, a partir dos indicadores, voltadas ao aperfeiçoamento dos cursos;
  • Propor ações diferenciadas, buscando o estreitamento das relações entre os egressos e a Faculdade;
  • Possibilitar a formação de sistema de troca de informações entre ex-alunos sobre dados profissionais (empregos, contatos com empresas, etc.) e acadêmicos (cursos, palestras, simpósios, etc.);
  • Realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com a Graduação, a Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários, a Coordenação de Pós-Graduação e a Empresa Júnior;
  • Implementar a criação de um sistema informatizado que mantenha banco de dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais, que possibilitarão o acompanhamento das ações do PAE e a atualização das fontes de comunicação com ex-alunos;
  • Efetuar pesquisa permanentemente junto aos alunos concluintes e egressos, permitindo o fornecimento de subsídios quantitativos e qualitativos sobre as necessidades sociais do ensino superior e funcionando como fonte de pesquisa para a graduação, a extensão e a especialização.

Formulário aplicado para pesquisa com egressos

Caro Estudante:

Temos um imenso prazer em dar continuidade ao nosso relacionamento. Durante nossa convivência na instituição, estabelecemos fortes laços de amizade e construímos uma sólida base de conhecimento, confiança, cooperação e ética. Dessa forma, gostaríamos de obter algumas informações que consideramos importantes para o nosso crescimento.

Agradecemos a colaboração.

A Direção

Objetivos da Pesquisa:

  1. Diagnosticar a situação profissional atual dos formandos;
  2. Adequar o currículo e o perfil do egresso às exigências do mercado de trabalho;
  3. Avaliar a satisfação do ex-aluno em relação ao curso e à instituição.

I – Identificação do curso

II - Análise da Situação Profissional Atual:

III - Avaliação do Curso/Instituição:

IV - Avaliação Quanto ao Mercado de Trabalho: